Around the world: Alexander McQueen

16/07/2016



Lee Alexander McQueen, Londres, 1969.
    Caçula de 6 filhos de um motorista de taxi, McQueen nasceu em 17 de março de 1969 na zona leste de Londres. Aos 16 anos, largou a escola e iniciou uma formação no tradicional alfaiate do príncipe de Gales. Trabalhou durante um curto período como assistente de Romeo Gigli em Milão, e em 1994 finalmente fundou sua própria marca. 
     Em 1996, foi chamado para ser o diretor criativo da Givenchy-Couture e apresentou sua primeira coleção para marca no mesmo ano, o desfile não foi bem aceito pelo Karl Lagerfeld (diretor criativo da chanel), que o desprezou e o chamou de artista chocante, apesar de tudo, acabou ficando mais scinco eis anos no comando da marca. Durante esse período em que estava na frente da empresa apresentou seis coleções por ano, quatro para Givenchy e duas para sua marca pessoal. A estimativa de preço dos desfiles eram entre 250 mil e 1 milhão de euros. Nenhuma crítica abalou o reinado que McQueen estava construindo, um jovem rapaz com grandes responsabilidades, mas sempre crescendo com seu talento.
     Seus desfiles foram sempre únicos, cheios de emoção e inovação. Ninguém duvidava mais da sua capacidade profissional, que era um misto de alta-cultura britânica, artesanato francês e a mais requintada manufatura italiana. 
 Ao longo de sua carreira já desenhou roupas para as personalidades como Björk, Beyoncé, Fergie, Rihanna, Janet Jackson, Mary J. Blige, Lady GaGa, Naomi Campbell, Sarah Jessica Parker, Br. Pionório, Cameron Diaz, Sandra Bullock, Cate Blanchett, Anna Paquin, Katie Holmes, Camilla Belle, Michelle Obama e o Príncipe Charles.
 No verão de 2000, casou-se com o parceiro de toda sua jornada George Forsyth, em Ibiza, tendo Kate Moss como testemunha.
         Segundo McQueen,"de vez em quando temos de ter a hipótese de fazer asneira, caso contrário não conseguimos prosseguir"
    No dia 11 de fevereiro de 2010, Lee Alexander McQueen nos deixou, mas seu reinado continua até hoje.

Referências: Moda 150 Anos (livro)
Wikipedia (website)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ERR4DICANDO. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design